EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS
O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que se dedica ao comportamento humano no trabalho, em suas dimensões micro, meso e macro.Sobre as dimensões de análise do comportamento organizacional, avalie o trecho a seguir:
Temas como personalidade, atitudes, motivação compõem a discussão na __________________, ligada ao indivíduo; enquanto temas como liderança, grupos e equipes, comunicação e negociação fazem parte de análises de __________________ e _______________________, inclui a influência de grupos maiores de pessoas, dentro e fora da empresa e também o meio externo à organização, além de temas como cultura e clima organizacional, qualidade de vida e estresse no trabalho.
Complete as lacunas, acima, com os termos adequados.
Dimensão micro, dimensão meso e dimensão macro.
Dimensão meso, dimensão micro e dimensão macro.
Dimensão meso, dimensão macro e dimensão micro.
Dimensão macro, dimensão meso e dimensão micro.
Dimensão micro, dimensão macro e dimensão meso.
Apesar de podermos reconhecer em cada organização um modelo particular de gestão de pessoas, um olhar mais cuidadoso perceberá padrões de adoção de práticas que são, na verdade, compartilhadas por comunidades de organizações.Torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização, seu dinamismo, interação interna e externas, em um processo contínuo de mudança e adaptação. O sistema de uma organização pode ser considerado como:
Um sistema aberto e fechado em decorrência das interações da organização tanto no aspecto interno como externo da sociedade, além da supervalorização do processo de produção em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação dinâmica que essa organização tem com o seu ambiente, além do processo de transformação de insumos e matérias primas em produtos e/ou serviços.
Um sistema fechado devido a relação horizontalizada com o ambiente interno e verticalizada com o ambiente externo.
Um sistema semiaberto devido a relação dinâmica processual que a organização tem com o seu ambiente interno, além do processo de transformação de insumos em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação estática dos processos de trabalho da organização em um ambiente de restritivas interações.
Com base em seus estudos do Capítulo 8 – Gestão de conflitos em/na equipe, em relação as abordagens de gestão de conflito em/na equipe organizacional, Lidiane Elias (2013) enuncia os conflitos em pessoais, hierárquicos, percebidos, experienciados e manifestados.
I. Os conflitos percebidos são aqueles em que se reconhecem conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois seus interesses são diferentes.
II. Os conflitos hierárquicos ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.
III. Os conflitos manifestados são denominados de rixas pessoais que surgem por pequenas situações que ocorrem no cotidiano das organizações. Neste conflito não há diálogo para solução de um problema específico.
As assertivas corretas sobre os tipos de conflito são:
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
Com base nos estudos do capítulo 7 – Dinâmica e desenvolvimento de equipe. Em relação a melhor estratégia a ser adotada envolvendo o trabalho em grupo ou equipe, analise a situação apresentada a seguir:
Uma organização do comércio atacadista tem enfrentado desafios quanto a sua inserção e manutenção no mercado competitivo, em que o conhecimento e poder de decisão devem ser priorizados para o atendimento em tempo ínfimo ás transformações originadas dos processos globalizados. O trabalho deve ter como foco o aumento das condições de competitividade, a inovação nos negócios, a excelência da qualidade dos produtos, além de preços atrativos. Nesse sentido, a gestão para promover vantagens deve priorizar o :
Trabalho em equipe de projetos.
Trabalho em equipe autogerenciada.
Trabalho em equipe de solução de problemas.
Trabalho de valor agregado.
Trabalho específico identitário.
De acordo com os estudos do Capítulo 5 “Relações Interpessoais e Motivação”, na parte que trata da Teoria das necessidades de Maslow, a motivação e as relações interpessoais pode afetar quais tipos de necessidades:
Analise as afirmativas.
I - Sofisticadas e Intelectuais como a autorrealização, autonomia e participação.
II - Sofisticadas e Intelectuais como as sociais, amizade, interação e fisiológicas.
III- Sofisticadas e Intelectuais, como as necessidades básicas (sono, fome, sede entre outras).
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
As características das atitudes humanas podem influenciar na motivação das pessoas. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e identifique as atitudes que influenciam na motivação das pessoas:
I. Diferentes maneiras de pensar e agir.
II. As pessoas estabelecem atitudes de acordo com as circunstâncias.
III. Não influencia na gestão da liderança.
IV. Está diretamente ligada ao perfil do líder da equipe.
V. A liderança não é levada em conta e não tem necessidade de reconhecer essa competência
I, II e V, apenas.
I e II, apenas
I e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II e V, apenas.
De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.
II. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III. Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
Dimensão micro, dimensão meso e dimensão macro.
Dimensão meso, dimensão micro e dimensão macro.
Dimensão meso, dimensão macro e dimensão micro.
Dimensão macro, dimensão meso e dimensão micro.
Dimensão micro, dimensão macro e dimensão meso.
Apesar de podermos reconhecer em cada organização um modelo particular de gestão de pessoas, um olhar mais cuidadoso perceberá padrões de adoção de práticas que são, na verdade, compartilhadas por comunidades de organizações.Torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização, seu dinamismo, interação interna e externas, em um processo contínuo de mudança e adaptação. O sistema de uma organização pode ser considerado como:
Um sistema aberto e fechado em decorrência das interações da organização tanto no aspecto interno como externo da sociedade, além da supervalorização do processo de produção em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação dinâmica que essa organização tem com o seu ambiente, além do processo de transformação de insumos e matérias primas em produtos e/ou serviços.
Um sistema fechado devido a relação horizontalizada com o ambiente interno e verticalizada com o ambiente externo.
Um sistema semiaberto devido a relação dinâmica processual que a organização tem com o seu ambiente interno, além do processo de transformação de insumos em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação estática dos processos de trabalho da organização em um ambiente de restritivas interações.
Com base em seus estudos do Capítulo 8 – Gestão de conflitos em/na equipe, em relação as abordagens de gestão de conflito em/na equipe organizacional, Lidiane Elias (2013) enuncia os conflitos em pessoais, hierárquicos, percebidos, experienciados e manifestados.
I. Os conflitos percebidos são aqueles em que se reconhecem conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois seus interesses são diferentes.
II. Os conflitos hierárquicos ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.
III. Os conflitos manifestados são denominados de rixas pessoais que surgem por pequenas situações que ocorrem no cotidiano das organizações. Neste conflito não há diálogo para solução de um problema específico.
As assertivas corretas sobre os tipos de conflito são:
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
Com base nos estudos do capítulo 7 – Dinâmica e desenvolvimento de equipe. Em relação a melhor estratégia a ser adotada envolvendo o trabalho em grupo ou equipe, analise a situação apresentada a seguir:
Uma organização do comércio atacadista tem enfrentado desafios quanto a sua inserção e manutenção no mercado competitivo, em que o conhecimento e poder de decisão devem ser priorizados para o atendimento em tempo ínfimo ás transformações originadas dos processos globalizados. O trabalho deve ter como foco o aumento das condições de competitividade, a inovação nos negócios, a excelência da qualidade dos produtos, além de preços atrativos. Nesse sentido, a gestão para promover vantagens deve priorizar o :
Trabalho em equipe de projetos.
Trabalho em equipe autogerenciada.
Trabalho em equipe de solução de problemas.
Trabalho de valor agregado.
Trabalho específico identitário.
De acordo com os estudos do Capítulo 5 “Relações Interpessoais e Motivação”, na parte que trata da Teoria das necessidades de Maslow, a motivação e as relações interpessoais pode afetar quais tipos de necessidades:
Analise as afirmativas.
I - Sofisticadas e Intelectuais como a autorrealização, autonomia e participação.
II - Sofisticadas e Intelectuais como as sociais, amizade, interação e fisiológicas.
III- Sofisticadas e Intelectuais, como as necessidades básicas (sono, fome, sede entre outras).
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
As características das atitudes humanas podem influenciar na motivação das pessoas. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e identifique as atitudes que influenciam na motivação das pessoas:
I. Diferentes maneiras de pensar e agir.
II. As pessoas estabelecem atitudes de acordo com as circunstâncias.
III. Não influencia na gestão da liderança.
IV. Está diretamente ligada ao perfil do líder da equipe.
V. A liderança não é levada em conta e não tem necessidade de reconhecer essa competência
I, II e V, apenas.
I e II, apenas
I e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II e V, apenas.
De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.
II. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III. Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
Um sistema aberto e fechado em decorrência das interações da organização tanto no aspecto interno como externo da sociedade, além da supervalorização do processo de produção em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação dinâmica que essa organização tem com o seu ambiente, além do processo de transformação de insumos e matérias primas em produtos e/ou serviços.
Um sistema fechado devido a relação horizontalizada com o ambiente interno e verticalizada com o ambiente externo.
Um sistema semiaberto devido a relação dinâmica processual que a organização tem com o seu ambiente interno, além do processo de transformação de insumos em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto devido a relação estática dos processos de trabalho da organização em um ambiente de restritivas interações.
Com base em seus estudos do Capítulo 8 – Gestão de conflitos em/na equipe, em relação as abordagens de gestão de conflito em/na equipe organizacional, Lidiane Elias (2013) enuncia os conflitos em pessoais, hierárquicos, percebidos, experienciados e manifestados.
I. Os conflitos percebidos são aqueles em que se reconhecem conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois seus interesses são diferentes.
II. Os conflitos hierárquicos ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.
III. Os conflitos manifestados são denominados de rixas pessoais que surgem por pequenas situações que ocorrem no cotidiano das organizações. Neste conflito não há diálogo para solução de um problema específico.
As assertivas corretas sobre os tipos de conflito são:
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
Com base nos estudos do capítulo 7 – Dinâmica e desenvolvimento de equipe. Em relação a melhor estratégia a ser adotada envolvendo o trabalho em grupo ou equipe, analise a situação apresentada a seguir:
Uma organização do comércio atacadista tem enfrentado desafios quanto a sua inserção e manutenção no mercado competitivo, em que o conhecimento e poder de decisão devem ser priorizados para o atendimento em tempo ínfimo ás transformações originadas dos processos globalizados. O trabalho deve ter como foco o aumento das condições de competitividade, a inovação nos negócios, a excelência da qualidade dos produtos, além de preços atrativos. Nesse sentido, a gestão para promover vantagens deve priorizar o :
Trabalho em equipe de projetos.
Trabalho em equipe autogerenciada.
Trabalho em equipe de solução de problemas.
Trabalho de valor agregado.
Trabalho específico identitário.
De acordo com os estudos do Capítulo 5 “Relações Interpessoais e Motivação”, na parte que trata da Teoria das necessidades de Maslow, a motivação e as relações interpessoais pode afetar quais tipos de necessidades:
Analise as afirmativas.
I - Sofisticadas e Intelectuais como a autorrealização, autonomia e participação.
II - Sofisticadas e Intelectuais como as sociais, amizade, interação e fisiológicas.
III- Sofisticadas e Intelectuais, como as necessidades básicas (sono, fome, sede entre outras).
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
As características das atitudes humanas podem influenciar na motivação das pessoas. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e identifique as atitudes que influenciam na motivação das pessoas:
I. Diferentes maneiras de pensar e agir.
II. As pessoas estabelecem atitudes de acordo com as circunstâncias.
III. Não influencia na gestão da liderança.
IV. Está diretamente ligada ao perfil do líder da equipe.
V. A liderança não é levada em conta e não tem necessidade de reconhecer essa competência
I, II e V, apenas.
I e II, apenas
I e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II e V, apenas.
De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.
II. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III. Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
Com base nos estudos do capítulo 7 – Dinâmica e desenvolvimento de equipe. Em relação a melhor estratégia a ser adotada envolvendo o trabalho em grupo ou equipe, analise a situação apresentada a seguir:
Uma organização do comércio atacadista tem enfrentado desafios quanto a sua inserção e manutenção no mercado competitivo, em que o conhecimento e poder de decisão devem ser priorizados para o atendimento em tempo ínfimo ás transformações originadas dos processos globalizados. O trabalho deve ter como foco o aumento das condições de competitividade, a inovação nos negócios, a excelência da qualidade dos produtos, além de preços atrativos. Nesse sentido, a gestão para promover vantagens deve priorizar o :
Trabalho em equipe de projetos.
Trabalho em equipe autogerenciada.
Trabalho em equipe de solução de problemas.
Trabalho de valor agregado.
Trabalho específico identitário.
De acordo com os estudos do Capítulo 5 “Relações Interpessoais e Motivação”, na parte que trata da Teoria das necessidades de Maslow, a motivação e as relações interpessoais pode afetar quais tipos de necessidades:
Analise as afirmativas.
I - Sofisticadas e Intelectuais como a autorrealização, autonomia e participação.
II - Sofisticadas e Intelectuais como as sociais, amizade, interação e fisiológicas.
III- Sofisticadas e Intelectuais, como as necessidades básicas (sono, fome, sede entre outras).
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
As características das atitudes humanas podem influenciar na motivação das pessoas. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e identifique as atitudes que influenciam na motivação das pessoas:
I. Diferentes maneiras de pensar e agir.
II. As pessoas estabelecem atitudes de acordo com as circunstâncias.
III. Não influencia na gestão da liderança.
IV. Está diretamente ligada ao perfil do líder da equipe.
V. A liderança não é levada em conta e não tem necessidade de reconhecer essa competência
I, II e V, apenas.
I e II, apenas
I e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II e V, apenas.
De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.
II. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III. Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
Trabalho em equipe de projetos.
Trabalho em equipe autogerenciada.
Trabalho em equipe de solução de problemas.
Trabalho de valor agregado.
Trabalho específico identitário.
De acordo com os estudos do Capítulo 5 “Relações Interpessoais e Motivação”, na parte que trata da Teoria das necessidades de Maslow, a motivação e as relações interpessoais pode afetar quais tipos de necessidades:
Analise as afirmativas.
I - Sofisticadas e Intelectuais como a autorrealização, autonomia e participação.
II - Sofisticadas e Intelectuais como as sociais, amizade, interação e fisiológicas.
III- Sofisticadas e Intelectuais, como as necessidades básicas (sono, fome, sede entre outras).
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
As características das atitudes humanas podem influenciar na motivação das pessoas. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e identifique as atitudes que influenciam na motivação das pessoas:
I. Diferentes maneiras de pensar e agir.
II. As pessoas estabelecem atitudes de acordo com as circunstâncias.
III. Não influencia na gestão da liderança.
IV. Está diretamente ligada ao perfil do líder da equipe.
V. A liderança não é levada em conta e não tem necessidade de reconhecer essa competência
I, II e V, apenas.
I e II, apenas
I e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II e V, apenas.
De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.
II. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III. Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
As características das atitudes humanas podem influenciar na motivação das pessoas. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e identifique as atitudes que influenciam na motivação das pessoas:
I. Diferentes maneiras de pensar e agir.
II. As pessoas estabelecem atitudes de acordo com as circunstâncias.
III. Não influencia na gestão da liderança.
IV. Está diretamente ligada ao perfil do líder da equipe.
V. A liderança não é levada em conta e não tem necessidade de reconhecer essa competência
I, II e V, apenas.
I e II, apenas
I e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II e V, apenas.
De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.
II. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III. Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
I, II e V, apenas.
I e II, apenas
I e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
II e V, apenas.
De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.
II. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III. Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos
Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.
Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.
Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.
Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.
De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.
O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.
Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.
O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.
Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.
Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.
argumentação, reforço, superação e reabordagem.
argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.
abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.
abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.